2

Como explicar o mercado imobiliário atual para sua mãe ?

Os preços no mercado imobiliário de 2016 retornarão ao patamar de 2011!

Ao assistir na TV a informação da FipeZap sobre o mercado imobiliário, uma pessoa querida, digamos sua mãe, fica ansiosa e se faz a pergunta… “é a hora de me mudar de minha casa?”

casa historica do mercado imobiliário

Procurando conselho nesta grande questão ela vai para sua pessoa mais confiável , no caso a você, e pede opinião se deve ou não mudar para aquele apartamento de seus sonhos?

Se você nem mesmo sabe o que vai acontecer amanhã, como é que pode sugerir a esta pessoa querida o que fazer com a vida dela? Na tentativa de auxiliar a quem esteja procurando respostas, resumimos de modo simples e direto, algumas informações básicas que podem orientar de como lidar com o atual cenário do mercado imobiliário brasileiro.

Vale a pena mudar?

Resposta: Vale pelo menos pesquisar! Vamos supor que sua mãe seja proprietária de um imóvel que esteja alugado e com o preço defasado. Ou que a região onde tem a casa própria cresceu tanto a ponto que ela não suporta mais o barulho e até a falta de segurança do bairro. Um bom ponto de partida é fazer uma pesquisa inicial.

A informação é poder

A pesquisa é o jeito mais eficiente de se conhecer a melhor hora para a tomada de decisão. Descubra o melhor custo-benefício, as melhores escolas, os melhores hospitais, os menores índices de criminalidade… e compare! Só depois desse mapeamento é que você estará apto a ajudar alguém a tomar a decisão mais acertada.

comprar ou alugar no mercado imobiliário

Pesquisas e pesquisas do mercado imobiliário

Ela quer Mudar! E agora?

Depois de decidir se vale a pena, o próximo passo envolve o apronfundar das pesquisas em relação a região ou bairro de preferência. Dessa maneira, você irá afunilando as opções potenciais e descartando aquelas que desinteressam, caminhando com conhecimento maior para a decisão final que colabora no processo da compra de um imóvel.

Se o caso for de apartamento, visite os edifiícios que mais a agradam na região selecionada, descubra o preço do aluguel e da compra, e faça o cálculo por metro quadrado para criar uma base de comparação lógica. Pesquise também a opinião dos vizinhos sobre o imóvel e localização, não há nada melhor do que o depoimento de alguém que já more no bairro ou edifício. Aproveite os índices existentes, como os da Tabela FipeZap e utlize-os. A mudança começa a se tornar algo mais palpável.

Comprar ou Alugar

Após estreitar e optar pelo imóvel, veja se o orçamento permite a compra à vista, a compra financiada ou aluguel.

Muitos fatores podem influenciar a decisão entre comprar ou alguar. Veja uma fórmula simples, elaborados pela Trulia, que pode responder basicamente a essa questão:

Relação da compra ao aluguel = Preço de compra/ (aluguel mensal X 12)

Se o resultado for:

  • de 1 a 15, significa que é melhor comprar do que alugar
  • de 16 a 20, tipicamente sinaliza que é melhor alugar do que comprar
  • de 21 ou mais, declaradamente sinaliza que é melhor alugar do que comprar

Como falamos, isso é um cálculo simples, que deve ser analisado caso a caso em comparação com o mercado atual.

Symbolic key to property, real estate, success, or business

A grande chave da Casa nova

Imóvel na planta, novo e pronto, ou antigo que permita reforma?

Reunimos os tópicos iniciais que podem colaborar na decisão imobiliária de uma pessoa querida. Mas, considere que existem muitos outros fatores que influenciam nessa importante tomada de decisão. As possibilidades vão bem além, como a de se comprar um imóvel na planta, um recém construído, ou até um antigo que permita reforma de pontos focais do imóvel, como por exemplo a cozinha.

Escolhendo metais para sua cozinha.

O mais importante é tornar o design dos ambientes em algo charmoso, com toques de arte e aconchego.

Veja o que a crise pode nos ensinar de como enfrentar o mercado de design.

home sweet home

Codda Metais

2 Comments

  1. Excelente post! Tenho acompanhado o blog ultimamente e realmente tem conteúdo relevante, além de que os produtos são de muito bom gosto. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *